Sugestões, Pedidos e Dúvidas

Bem, espero que todos sintam-se livres para requisitar trabalhos específicos, sugerir procedimentos de postagem, fazer algum pedido ou tirar qualquer dúvida.

Agradeço pelas visualizações, mas agradecerei ainda mais pela participação no trabalho! Sintam-se livres para comentar e participar da construção das obras que serão para todos nós!

Se não quiserem fazer isso diretamente aqui, em alguns dos posts, há ainda a página no facebook



24 de março de 2014

Vivendo a História - Introdução



Material referente ao Projeto Vivendo a História

Durante o Período Sengoku, guerra e morte foram palavras muito utilizadas. Uma disputa louca pelo poder tomou conta de todo o Japão e de todo o seu povo num conflito infeliz e duradouro. Enquanto o Shogun e seus Vassalos viviam na capital, Kyoto, desfrutando dos impostos de suas terras, nelas, seus administradores usurpavam o poder, faziam acordos com a população e com seus vizinhos, construíam forças particulares longe do conhecimento de seus senhores.

Contudo, quando ficou claro que uma nova ordem política estava emergindo sob os pés dos poderosos, e derrubando-os, o auge da Era das Guerras foi declarado. Os exércitos começaram a se movimentar e as extensas terras de cultivo começaram a ser irrigadas com seu sangue.

A guerra civil tornou-se drástica e monstruosa. Enquanto uns lutavam por poder, outros lutavam para mantê-lo. As décadas de conflito e caos consumiram as forças dos japoneses, principalmente dos Ashikaga, que estavam no poder há mais de dois séculos e agora já não conseguiam estender sua vontade para além de seus jardins.

Até que, movidos por diferentes ambições e ideais, alguns senhores de terras e chefes militares se uniram numa empreitada que visava consolidar um poder pacificador e centralizador no Japão.

Através da guerra eles buscaram a paz. 

Através do caos, estabelecer a ordem. 

Através do medo, trazer esperança. 

E através da morte, uma vida nova ao povo japonês.

O primeiro foi Nobunaga, do clã Oda, o segundo, seu vassalo, Hideyoshi, do clã Toyotomi. E por fim, aquele que recebeu o título de Shogun, Ieyasu, do clã Tokugawa. 


A soma de suas renomadas proezas permitiu que estes três homens unificassem, debaixo de uma mesma bandeira, todas as terras do Japão e através do ênfase que deram à simbólica figura do Imperador foram capazes de imbuir a si mesmos com semelhante esplendor.

Massacraram seus inimigos, perseguiram seus opositores, desarmaram os camponeses, fortaleceram suas fronteiras, controlaram os impostos, reestruturaram os cargos burocráticos, reorganizaram o mapa político, e começaram a definir de forma decisiva os caminhos que o Japão, agora, trilharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário